Inicial > Blog da Mari
23/10/2019
Coletividade para construir o futuro

O game show COLEtivo ocorreu nesta segunda-feira, na cidade de Progresso

Você sabe quando acabou a escravidão no Brasil? Ou ainda,quantas foram às vítimas de feminicídio no último semestre? Cidadania é aprender sobre a nossa realidade e, de forma coletiva, saber transformá-la.

Eu fui falar sobre consciência social durante a tarde e a noite da última segunda-feira (21), com os estudantes do sexto ao terceiro ano da Escola Estadual São Francisco, na cidade de Progresso no meu game show COLEtivo – construindo consciência social.

Como funciona?

Divididos em grupos, quatro alunos representavam a turma e adivinhavam as respostas numéricas acompanhados pelos colegas que, em êxtase, gritavam sugestões na platéia. Essa dinâmica visa convidar os adolescentes a discutir suas realidades e, consequentemente, a coletividade na nossa região, no estado e no país de uma forma divertida e inusitada.

Ligado a um compressor, um balão gigante enche enquanto faço perguntas. Quem acerta, passa a responsabilidade para o colega. A dinâmica precisa ser rápida, antes que o balão estoure e a gente leve aquele susto que arranca boas risadas de todo mundo.

Ninguém existe sozinho e é por isso que conversar com essa galera faz toda a diferença. Para viver em sociedade é preciso ter clareza das nossas responsabilidades como cidadão, afinal, se eu fizer a minha parte e cada um fizer a sua, vamos presenciar automaticamente um mundo melhor.

Exemplos simples…

Um exemplo simples que utilizo muito na palestra e vale para todas as circunstâncias da vida: se cada pessoa deixar o cocô do seu cachorro no chão, como caminharemos? Mas, se todo mundo andar com a responsabilidade de recolher e manter a cidade em dia, tudo fica mais fácil. Somos resultado das nossas ações, elas refletem na vida do outro e por isso, TUDO precisa ser bem feito.

A minha programação inicia com uma troca de ideias, falando sobre essa nossa coletividade e como ela desencadeou a nossa história, a história humana. Esse é um projeto para todas as idades. Estruturei uma dinâmica para jovens, adultos e crianças. Espero que os participantes se divirtam e aprendam, compartilhem e conheçam. Com certeza, após o game, o pensamento sobre região, estado e Brasil terá expandido e, no mínimo, gerado ainda mais curiosidades sobre nossas estruturas sociais.

Esse é um projeto para todas as idades. Estruturei uma dinâmica para jovens, adultos e crianças. Espero que os participantes se divirtam e aprendam, compartilhem e conheçam.

Quer gameficar comigo?

Agende uma visita na sua escola, empresa e grupo, basta acessar minhas redes sociais ou mandar um Whats para: (51) 99851-4025.

Compartilhe
Facebook
| Voltar para o topo
Acompanhe os posts
Escolha o tema
Todas
Administração
Saúde
Educação
Esporte e Lazer
Serviços Urbanos e Segurança Pública
Meio Ambiente e Agricultura
Habitação e Assistência Social
Cultura e Turismo
Tema da Semana
Destaque Home
Posts mais populares
O que eu aprendi com Eduardo Leite
Projeto da ONU chega a duas escolas d...
Banco de Voluntários: você pode aju...
Eficiência no serviço público: alt...
Parklets: A cidade para as pessoas