Inicial > Blog da Mari
11/10/2017
Start Ups: oportunidades para melhorar o Poder Público

Há muito tempo falo sobre a necessidade de integrar soluções, facilitar processos, inovar. Acredito que em tempos de crise e mudanças, só sobreviverão aqueles que se adaptarem as novas tecnologias, que forem desruptivos, que pensarem além. Que estão fazendo e farão diferente.

O mundo está voando e os governos precisam se adequar! Precisam enxugar. Precisam se modernizar. Precisam quebrar regras.

 

 

É por isso que precisamos estimular uma cultura empreendedora na região, que atraia empresas inovadoras e eleve os padrões sociais da cidade. Foi por acreditar nisso que, na última Sessão da Câmara, trouxe ao Executivo Municipal uma sugestão que pode ser aplicada e que tem a possibilidade de trazer grandes inovações para melhorar a vida das pessoas e a gestão da cidade.

Bem no início do meu mandato eu procurei um grupo de jovens empreendedores que, capiteaneados pelo meu amigo Pitol, tem tido iniciativas como o Taquari Valley .

Eu falava: “nós temos que levar vocês para dentro da prefeitura, porque talvez com essa visão externa, inovadora e tecnológica vocês possam ajudar a melhorar os serviços públicos!”

Montamos um pequeno grupo, onde durante todos estes meses ficamos discutindo, lendo, vendo exemplos e pensando em como trazer iniciativas empreendedoras para dentro do Governo.

 

Modelos de sucesso

Apresento agora três exemplos que estão acontecendo agora aqui na cidade, no Estado e no Brasil.

UNIVATES

A Univates, há duas semanas, parou a Universidade para que colaboradores, funcionários e alunos pensassem inovações para solucionar problemas corriqueiros da instituição.

O empenho de todos, somado as tecnologias de posse da Universidade são ferramentas transformadoras da realidade da  Univates.

 

UNIMED POA / BEM STARTUP UNIMED

Outra iniciativa bacana é a da Unimed Porto Alegre, que lançou um programa onde Start Ups se inscrevem e apresentarem seus projetos e soluções com aplicabilidade em seis áreas prioritárias para a Cooperativa Médica: Bem-Estar e Prevenção, Saúde Digital, Cuidados do Paciente, Assistência Médica, Engajamento e Conectividade e Eficiência Operacional.

A Unimed investirá R$ 2 milhões nesse processo, que aposta nas empresas de tecnologia para atenderem suas necessidades e de seus clientes.

 

GOVERNO DE SÃO PAULO / PITCH GOV SP

Esta é a proposta mais consistente e que mais me encanta. Um projeto super moderno, no seu conceito e na sua finalidade, que tem trazido resultados incríveis para o Setor Público – o Governo do Estado de São Paulo.

O Pitch Gov.SP é uma iniciativa que teve sua primeira edição implantada em 2015 e se prepara para realizar a segunda em 2017. O programa surgiu para que empreendedores pudessem apresentar as suas soluções a representantes do governo, solucionando desafios das mais diversas áreas, de educação a transparência.

Veja como funciona:

Soluções implantadas

Na primeira edição do Pitch Gov SP surgiram ideias que já estão mudando a vida das pessoas. Um exemplo é o Poupinha, um atendente virtual do PoupaTempo (programa do Estado de São Paulo de agendamento de horários para serviços públicos).

O desafio nesse caso era facilitar o agendamento aos serviços públicos de são Paulo para a população, desafogando a mão de obra dos servidores públicos.

Resultado: com o Poupinha – um atendente virtual que utiliza a inteligência artificial – foram agendados 53 mil horários de atendimento nos serviços públicos nos primieros 30 dias. Sem nenhum envolvimento de servidores públicos! 😀

Não é demais?

 

Inovação no Governo de Lajeado

Com tantas ideias bacanas, projetos inovadores e com tanta vontade de melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida das pessoas, não podemos fechar os olhos para iniciativas como essas!

Por isso, na próxima semana, entregarei em mãos, à Câmara de Vereadores e ao Governo de Lajeado, um projeto que busca viabilizar a realização de um evento empreendedor para solucionar problemas públicos.

O Estado de São Paulo está de parabéns com a sua iniciativa e boas ideias devem, sim, ser replicadas! 😉

 

Glosário

> Startups -  são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos 
ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento.

> Pitch - uma apresentação rápida em que o empreendedor apresenta 
o seu negócio de forma clara e concisa

 

Compartilhe
Facebook
| Voltar para o topo
Acompanhe os posts
Escolha o tema
Todas
Administração
Saúde
Educação
Esporte e Lazer
Serviços Urbanos e Segurança Pública
Meio Ambiente e Agricultura
Habitação e Assistência Social
Cultura e Turismo
Tema da Semana
Destaque Home
Posts mais populares
O que eu aprendi com Eduardo Leite
Projeto da ONU chega a duas escolas d...
Banco de Voluntários: você pode aju...
Eficiência no serviço público: alt...
Parklets: A cidade para as pessoas